Apresentação da Empresa

Em 30 de Dezembro de 2000 foi assinado o Contrato de Concessão entre a Norscut e o Estado Português para a concepção, construção, financiamento e exploração da futura A24, mais conhecida por SCUT Interior Norte.

Com uma duração de 30 anos, para um investimento inicial de 726 milhões de Euros financiados por fundos próprios e por um sindicato bancário de 25 bancos, esta concessão funciona em regime de portagem virtual.

A concepção e a construção da A24 foram inteiramente confiadas à Norinter, agrupamento exclusivamente constituído por filiais do grupo EIFFAGE sob a responsabilidade da EIFFAGE TRAVAUX PUBLICS.

A exploração e a manutenção estão a cargo da Operscut, empresa 100 % detida pela EGIS ROAD OPERATION.
Foram necessários mais de 6 anos aos 1.500 colaboradores da Norscut e da Norinter para cumprir o desafio técnico que constituiu a realização da A24.

De facto, o traçado atravessa uma zona integrada na Rede Natura 2000, que compreende um território de caça do lobo ibérico, a região vinhateira do vinho do Porto, classificada Património Mundial da Humanidade, e uma importante bacia hidrográfica na qual nascem várias fontes de águas minerais reconhecidas.

A 28 de Novembro de 2011, através do Decreto-Lei 111-2011, o Estado Português determinou que a Concessão Scut Interior Norte passaria ao regime de cobrança de taxas de portagem os utilizadores, competindo à EP -Estradas de Portugal, S. A., a gestão do sistema de cobrança de portagem. Neste Decreto-Lei foi ainda estabelecida a criação de um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais, que beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem. 

Poderão ser obtidas mais informações relativamente ao sistema de cobrança de portagens na A24, nomeadamente isenções e valor das taxas de portagem, através do site ou através do contacto telefónico:


Apoio a Clientes
707 20 25 25
Dias úteis das 9h - 19h


A Norscut continuará a assegurar, em colaboração com a Operscut, uma exploração sinónimo de desenvolvimento ao longo de toda a Concessão.



Copyright © 2010 Norscut, Concessão de Auto-Estradas, S.A. | Powered by BlueSoft | Design by Tito & Pascal